Glossário de Segurança: DDS
31/07/2018
Glossário da Segurança do Trabalho: toda terça-feira, você verá uma nova palavra ou termo em destaque para complementar e aprofundar seu vocabulário nesse vasto campo da segurança do trabalho.
Na edição de hoje, entenderemos melhor o que é DDS
O que é?
DDS - Diálogo Diário de Segurança - é uma rápida conversa diária (aproximadamente 15 minutos ou menos) relacionada às atividades do trabalho, saúde e meio ambiente.
O que a norma fala sobre o DDS?
Ela não fala diretamente sobre o DDS mas ela fala da essência dele que é a troca de informações dentro da empresa.
1.7. Cabe ao empregador:
- c) informar aos trabalhadores:
I - os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;
II - os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;
III - os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos;
IV - os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.
- d) permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho;
- e) determinar os procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho. (Redação dada pela Portaria SIT 84/2009)
9.5.2 Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.
Através do diálogo também podemos prevenir acidentes
Um recurso importantíssimo, já que, quando as ideias são expostas, podemos analisar os cenários e dividir experiências. Tudo isso, voltado ao que está acontecendo na empresa/trabalho.
Objetivos do DDS
- Informar os trabalhadores sobre os riscos do trabalho;
- Estabelecer uma interação entre os trabalhadores e seus responsáveis;
- Melhorar a comunicação dentro da empresa;
- Compartilhamento das experiências dentro do grupo de trabalho;
Assim, os benefícios do DDS são intuitivos, pois a partir desses objetivos, chegamos nos seguintes resultados:
- Melhora da produtividade da equipe envolvida;
- Redução do índice de acidentes de trabalho;
- Melhora no ambiente de trabalho;
- Redução de custos médicos.
Logo, os benefícios do DDS não estão restritos apenas à posicionar os trabalhadores do que tem que ser feito e, sim, sobre compartilhar experiências e boas práticas, além de, claro, unir os colaboradores e motivá-los.
Informação é um recurso muito importante dentro da empresa que deve ser usado para melhorar as atividades e a qualidade de vida dentro da mesma. Haja vista os inúmeros benefícios nessa troca de ideias, logo, o DDS deve fazer parte da cultura da sua organização.
Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.
Tem algum termo específico que gostaria de ver na semana que vem? Sugere pra gente no Facebook ou por e-mail! Seu pedido será atendido.
E-mail: marketing@bunzlepi.com.br