Glossário ST: biossegurança
24/07/2018
Glossário da Segurança do Trabalho: toda terça-feira, você verá uma nova palavra ou termo em destaque para complementar e aprofundar seu vocabulário nesse vasto campo da segurança do trabalho.
Na edição de hoje, entenderemos melhor o que é Biossegurança
O que é?
A etimologia da palavra biossegurança se divide em duas partes. A primeira: “bio” vem do grego “vida” e a palavra segurança, do latim secura, pode ser interpretado como “garantido, sem temor”. A partir da etimologia, temos a “segurança da vida”.
Vamos melhorar esta definição.
O livro Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar, escrito por Pedro Teixeira e Silvio Valle, apresenta a seguinte definição:
"A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados".
E o que diz a lei?
No campo das Normas Regulamentadoras, foi criada a NR 32 - as regras em relação à segurança e à saúde do trabalhador.
Biossegurança na prática
São diversas as medidas de segurança que devem ser tomadas para garantir a integridade do profissional, para isso faz-se necessário o hábito das boas práticas e a fiscalização dos responsáveis por preservar a segurança e prevenção de danos ergonômicos, químicos, psicológicos e biológicos, por exemplo.
A NR 32 pontua uma série de práticas que devem ser adotadas em situações que há ou pode haver riscos à saúde, dentre eles:
- Riscos biológicos
- Riscos químicos
- Radiações ionizantes
- Resíduos
- Das condições de conforto por ocasião das refeições
- Lavanderias
- Da limpeza e conservação
- Da manutenção de máquinas e equipamentos
Alguns exemplos:
- Descarte correto de materiais contaminados com os recipientes adequados;
- Sinalização das áreas de risco por meio de placas de identificação das áreas;
- Orientação sobre uso de maçanetas, botões, telefones e outros objetos de uso coletivo para evitar contaminação;
- No caso de uso de radiação, fornecimento adequado de EPI e sinalização das áreas;
- Fornecimento acessível de luvas, óculos de proteção, jalecos, uniformes, capacetes e outros EPIs.
A biossegurança, resume-se na preservação da vida, seja do homem, animal ou ambiente. Como temos essa árdua tarefa, a NR 32 surgiu para pontuar as práticas básicas para manter o trabalho com os riscos o mais seguro possível. Precisamos preservar a vida e contribuir para um mundo mais seguro.
Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.
Tem algum termo específico que gostaria de ver na semana que vem? Sugere pra gente no Facebook ou por e-mail! Seu pedido será atendido.
E-mail: marketing@bunzlepi.com.br