A diferença entre acidente e incidente
12/09/2018
A diferença entre acidente e incidente
No blog falamos muito de prevenção de acidentes, e outros assuntos relevantes no que concerne a segurança no trabalho, contudo, você já está por dentro de todas as nomenclaturas que estão dentro desse assunto?
Bem, hoje a nossa missão é deixar claro a diferença entre os termos acidente e incidente. Você sabe quando os usar? Fique ligado nesse texto e qualifique-se cada vez mais para o mercado de trabalho.
Acidente de trabalho ou incidente de trabalho?
A língua portuguesa realmente é algo muito rico, palavras que parecem próximas podem tomar denotações completamente diferentes do que você pensa. Muitas pessoas acreditam que acidente e incidente são a mesma coisa, mas não são. Sendo assim, vamos descobrir a diferença entre esses termos para que você não passe vergonha no seu próximo relatório de segurança do trabalho.
Se formos levar em consideração somente o que o dicionário da língua portuguesa tem para nos trazer, enquanto acidente significa um acontecimento inesperado e desagradável, com consequências graves e muitas vezes incorrigíveis, incidente significa algum imprevisto que faz com que a ordem natural (ou planejada) dos acontecimentos seja desviada, contudo, sem graves consequências como um desastre, por exemplo.
O que é acidente de trabalho?
Para deixar essa questão ainda mais clara, vamos adentrar um pouco mais no âmbito do acidente de trabalho, de acordo com a sua definição legal.
A legislação trabalhista brasileira, através da Lei no 8.213 de 24 de julho de 1991 define acidente de trabalho como qualquer ocorrência que aconteça a serviço de uma empresa. Essa ocorrência pode ser qualquer uma em que tenha lesão corporal ou o desenvolvimento de uma doença ocupacional ou ainda a alteração da capacidade física desse trabalhador e em casos extremos, a morte do mesmo.
Quer um exemplo para te ajudar a diferenciar os dois na prática. Bem, digamos que um engenheiro está caminhando pela obra, durante sua caminhada ele é atingido na cabeça por um parafuso que não foi bem apertado e acabou se desprendendo da construção. Ele estava utilizando o Equipamento de Proteção Individual (EPI) corretamente, então, dessa forma, não foi acometido por nenhum tipo de ferimento, somente assustou-se com o ocorrido.
Você sabe responder o que a situação acima caracteriza? Não, não é um acidente de trabalho, mas sim um incidente, uma vez que não houve nenhuma repercussão negativa em consequência ao acontecido.
Mas em uma situação em que o EPI não estava sendo utilizado, esse ocorrido facilmente poderia ter se tornado um acidente com sérias consequências para o trabalhador. Uma concussão cerebral nesse caso pode acarretar em diversas sequelas, nesse sentido, somente enfatizando a importância do uso do capacete de segurança ou equipamentos de proteção de forma geral.
Ressaltamos que independente das consequências que essas situações venham a causar, confeccionar um relatório de investigação de acidente e/ou incidente é de extrema importância para que a causa dessa situação de risco seja identificada e as devidas providências para evitar a sua repetição possam ser tomadas.
Como evitar acidentes de trabalho
Agora que já sabemos diferenciar acidente e incidente de trabalho, vamos falar um pouco do acontecimento mais sério entre os dois. Afinal, o foco de toda ação em segurança no trabalho é, necessariamente, fazer que nenhuma das situações foco desse texto aconteçam.
Para isso, vamos falar um pouco agora sobre como evitar acidentes de trabalho.
- Utilização de equipamentos adequados.
Esse talvez seja o princípio da prevenção, a utilização de equipamentos adequados para a execução das tarefas. Desde botas, até o capacete, é direito do trabalhador ter todos os equipamentos de segurança necessários e exigidos para o desempenho pelo de suas tarefas.
- Evitar atividades que não estão bem estabelecidas.
Atividades avulsas e que o colaborador não tem o hábito de executar pode resultar em improviso e talvez um acidente. Nesse sentido, as funções devem ser atribuídas de acordo com habilidades e competências de cada indivíduo.
- A pressa é...
Literalmente, inimiga da perfeição. Fazer o trabalho “nas carreiras” é sinônimo de acidente e serviço malfeito, tanto o trabalhador por sofrer um acidente por deixar passar alguma etapa do protocolo como prender o dispositivo trava-queda na linha de vida ou mesmo verificar se o procedimento foi desenvolvido de maneira correta.
- Informar acidentes e incidentes
A maneira mais efetiva de lutar contra a possibilidade do acidente de trabalho é notificar a comissão responsável por lidar com esses acontecimentos. Dessa forma, os profissionais de segurança do trabalho sempre terão dados atualizados que irão guiar as ações de prevenção e correção de riscos.
- Não brincar no trabalho
Brincadeira e trabalho, especialmente onde se encontram os riscos, certamente é uma mistura perigosa. Dessa forma, manter o ambiente de trabalho organizado e sem brincadeiras fora de local é uma medida de segurança muito efetiva.
- Sinalização dos ambientes
A sinalização dos ambientes não é algo opcional, existem situações específicas que são exigidas pelos órgãos reguladores, contudo, mesmo aqueles ambientes nos quais não há necessidade, uma simples sinalização pode evitar pequenos acidentes (ou seriam incidentes?).
Além dessas boas dicas, vamos disponibilizar o nosso e-book gratuito com uma metodologia própria criada em 7 passos para redução de acidentes de trabalho.
Quer saber mais sobre acidentes do trabalho ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!
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